quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Solidariedade comercial - Utilidade e intenção

A solidadiedade é algo praticado por pessoas que se preocupam com outras que se encontram com graves problemas, em vários níveis. Ora artistas e celebridades dedicam-se, por vezes, a esta "terefa". Tarefa porque, para não ficarem mal aos olhos do mundo, contribuem sempre de alguma forma e participam, uns mais do que outros, em campanhas de solidariedade.
As pessoas, ou "povo", se lhes quiserem chamar assim, ficam encantadas com estes actos humanitários, os quais se tivessem iniciativa por parte do cidadão comum, ninguém prestaria atenção.
Temos dois pontos de vista diferentes sobre este tema. A utilidade e a intenção.
Qual é a utilidade destes actos? As pessoas que precisam de ajuda são realmente ajudadas. Recebem um contributo por parte daqueles que se preocupam, ou dão isso a parecer.
Muita ou pouca ajuda, dizem muitos que aquilo que conta é a intenção. Podem haver pessoas com pouco para dar mas dão de qualquer forma, e isso é, na minha óptica, um acto nobre. Mas também existem aqueles que ajudam para dar nas vistas. Para conseguir algo através disso. Na solidariedade não é suposto haverem trocas. Contribuímos para uma boa causa porque queremos, achamos que está certo, e não esperamos aquela óptica do "olho por olho". Já dizia Mahatma Ghandi: "Olho por olho e o mundo acabará cego".
O que acontece é que muitas celebridades participam em campanhas de solidariedade para vender discos, filmes e outras obras de arte. Essa é a intenção, ou é, pelo menos, por vezes.
Então, assim sendo, o que será mais importante, a utilidade ou a intenção?
Deixo aqui a questão para vocês pensarem...

Sem comentários: