quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Gripe A - A verdade

Toda a gente tem andado alarmada com este assunto, que se transformou cada vez mais em tema de conversa habitual, mas a grande questão é: existem razões para estarmos tão alarmados?
Ora, após uma conversa com um certo professor de história ainda ontem, pude chegar a uma fácil conclusão.
Esse professor contou aos alunos na sala de aula que o filho esteve com gripe A, e por isso teve de faltar ás aulas para cuidar do filho. Após confirmada a doença, o rapaz foi devidamente tratado, como todos somos (ou deveriamos ser) quando estamos com gripe (seja ela qual fôr). E agora vem a grande revelação: Sabem qual foi a temperatura máxima de febre do rapaz? Pois então aqui vai a resposta: 37,2.
É ridicula a histeria provocada pelas pessoas quando se fala em Gripe A, pois não é mais que uma gripe sasonal. A única diferênça desta gripe para uma gripe comum é que é de mais fácil contágio e é necessário ficar mais tempo de cama. A Gripe A é, apenas, uma boa forma de vender vacinas. Uma boa desculpa para isso.
E agora vocês perguntam: e então aquele miudo que morreu devido a esta doença, e que nem foi devidamente atendido? A resposta é muito simples: uma gripe normal pode matar. E isto acontece se o nosso sistema imunitário não tiver as defesas necessárias para combater a doença, ou se o doente em questão não receber o tratamento necessário. Neste caso, o rapaz podia ter ambos os problemas.
A conclusão a que se chega, caros leitores, é muito simples: esta é uma gripe como todas as outras, e existem tantas razões para histeria como para qualquer outra gripe.

Sem comentários: