domingo, 18 de abril de 2010

Análise à 6ª sondagem (a 5ª escapou...)

Já desde Fevereiro que não era feita uma análise a uma sondagem, devido a vários problemas. De facto, a análise à 5ª sondagem (acerca da comunicação através do computador) escapou, pois eliminei-a para criar uma nova "à pressa". Não tenho sequer os resultados comigo... enfim, acho que errar é humano...
Mas incidentes ocorrem sempre, e olhar para trás não é a solução. Pensei algo como "Que se lixe! Agora não há nada a fazer. Vamos lá criar uma nova sondagem". Porem, tentarei assegurar-me que isto não volta a acontecer.
Nova sondagem, novo tema. Nesta sondagem, os leitores tinham uma lista de 18 instrumentos músicais, podendo escolher aquele que gostariam de aprender a tocar. E ao longo de duas semanas, apuraram-se 22 votos. Vamos, então, dar início à análise em concreto.
O instrumento vencedor foi a bateria, que arrecadou 6 votos, ou seja, 27% do total dos votos (de facto, conheço algumas pessoas que já me disseram que gostavam de aprender a tocar bateria). Em segundo lugar, com 4 votos (18%) ficou o piano, seguido de muito perto por duas instrumentos que partilharam o terceiro lugar: a guitarra acústica e a guitarra eléctrica, que arrecadaram ambos 3 votos, ou seja, 13% do total dos votos (uma luta renhida, portanto, que terminou num empate). Mas outros instrumentos receberam votos, apesar de não terem chegado ao pódio: tanto o baixo como o sintetizador conseguiram 2 votos (9%), e o violino e o banjo conseguiram um voto cada (4%). Bem mais azarados foram os restantes 10 instrumentos (harpa, ukelele, violoncelo, clarinete, flauta, orgão, saxafone, trompete, trombone e acordeão) que não receberam qualquer voto.
Nesta sondagem, a única conclusão concreta que podemos tirar é a preferência dos leitores. Pessoalmente, se pudesse votar (posso, mas não o faço), também tinha optado pela bateria.


Obrigado pelos votos e interesse dos leitores, e podem contar com mais sondagens nos próximos tempos.

Sem comentários: