terça-feira, 10 de agosto de 2010

Síndrome de Tourette

Estava eu hoje no posto de saúde com o meu pai, para fazer uns exames médicos, quando o doutor perguntou ao meu pai:

- O Bruno teve sintomas de síndrome de Tourette, certo?
- Sim, desde pequenino, mas os tiques têm diminuído muito com o tempo.
- Ele fez medicação?
- Sim, mas ele parou à algum tempo.
- Mais ou menos à um ano e meio (interrompo eu).


Mas o que raio era o síndrome de Tourette? Eu não sabia de nada disto. Mas depois, claro, pesquizei na Wikipédia, e descobri que este síndrome consistia em impulsos incontrolaveis (tiques) que, com a idade, tinham tendêcia a diminuir, principalmente na adolescência. Estes tiques vêm-se em espressões faciais, dar estalitos constantes com os dedos, abanar os braços, e até dizer palavrões descontroladamente e involuntariamente, entre outros. Eu mexia muitos os braços quando era pequeno e, actualmente, ainda mexo um pouco os dedos, mas é algo ligeiro. Isto contribuiu, por exemplo, para problemas de equilíbrio que ainda hoje tenho.
A minha mãe afirmou que ouveram muito mais sintomas de outros síndromes que me foram diagnosticados, mas nunca nada de grave se deu (devo ter tido uma sorte descomunal).
Aqui vai um vídeo muito interessante acerca deste síndrome:




Curiosamente, os Nirvana fizeram uma canção acerca do assunto. Aqui vai uma prestação ao vivo:

2 comentários:

Joel Costa disse...

Note-se que os maiores génios tem, regra geral alguma espécie de sindrome ou algo de anormal...
E não deixam de ser génios por isso...
O que faz a diferença uns dos outros é a inteligência e o uso adequado que se faz desta tanto para o bem como para o mal.
Deve-se sobretudo tentar conhecermo-nos a nós próprios para podermos evoluir sempre com construção positiva.

Bruno Costa disse...

100% de acordo! :D