quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Jimmy Page
O meu primeiro guitar hero. Jimmy Page é considerado, unanimemente, um dos melhor guitarristas de sempre. O seu legado (principalmente o seu trabalho com os Led Zeppelin) mudou a face da guitarra para sempre, com riffs inesquecíveis, solos explosivos e técnicas de gravação revolucionárias. Bem-vindos ao mundo de James Patrick Page.
Jimmy Page nasceu em Londres, tendo-se mudado com os pais para o Surrey, onde encontrou uma guitarra na nova casa, deixada por ali ao acaso. Começou a tocar guitarra aos 12 anos, sendo maioritariamente autodidacta. Tocava com os álbuns que tinha, sendo altamente influenciado pelo rockabilly, o skiffle e o blues. Aos 13 anos, apareceu na televisão com um quarteto de skiffle. A banda tocou duas canções e na entrevista, o pequeno Jimmy disse que, no futuro, queria fazer pesquisa biológica e encontrar a cura para o cancro. Ele levava a guitarra para a escola todos os dias, e esta era-lhe confiscada e devolvida ás 16:00. A certa altura teve uma entrevista de trabalho para um posto enquanto assistente de laboratório... desistiu para seguir a música.
No início, teve dificuldade em encontrar outros músicos com quem tocar, mas acabou por ir parar à banda de Neil Christian, com quem esteve em digressão durante dois anos. Porém, devido a uma pesada febre glandular, Jimmy teve de colocar a sua carreira musical de lado temporariamente, concentrando-se na sua outra grande paixão, a pintura.
Page tornou-se músico de sessões, trabalhando com nomes como The Who, The Kikns, The Rolling Stones, Van Morrison, Marianne Faithfull e Joe Cocker. No final de 1964, foi convidado para substituir Eric Clapton nos The Yardbirds, mas não estava disposto a perder o seu trabalho lucrativo enquanto musico de sessões, pelo que recomendou ao grupo o seu amigo Jeff Beck. Em Maio de 1966, Beck chamou Page, bem como Keith Moon e John Entwistle, baterista e baixista dos The Who, respectivamente, e o teclista Nicky Hopkins para gravar um instrumental original, "Beck's Bolero". Isto inspirou Page a tentar formar um super-grupo com Beck, Moon e Entwistle. Keith Moon terá sugerido o nome "Lead Zeppelin". O projecto nunca arrancou.
Quando o então baixista dos The Yardbirds abandonou o barco, Page concordou em tornar-se no baixista da banda. Acabou por trocar com outro membro e passou para a guitarra eléctrica, ao lado do seu amigo Jeff Beck. Beck acabou por sair e a banda gravou um álbum com Page, "Little Games". Apesar de o som da banda ser relativamente comercial, a banda nunca tinha muito sucesso e os seus espectáculos ao vivo eram mais pesados e experimentais, com elementos que Page usaria nos Led Zeppelin. Mais dois elementos da banda saíram. A banda estava desfeita e tinha uma digressão escandinava para completar. Page decidiu então formar uma nova banda para completar essa digressão, a que chamou "The New Yardbirds". Recrutou o cantor Robert Plant e o baterista John Bonham, sendo que John Paul Jones também se juntou ao barco como baixista, após ter pedido a Page para o fazer. A digressão foi concluída com sucesso, e assim nasceram os Led Zeppelin.
Foi nos Zeppelin que Page se tornou uma lenda. Riffs inesquecíveis ("Whole Lotta Love", "Heartbreaker", "Immigrant Song", "Black Dog"), solos arrasadores ("Stairway To Heaven", "Since I've Been Loving You"), delicadeza acústica ("Going To California", "Baby I'm Gonna Leave You", "Tangerine") e até experimentalismo ("Dazed And Confused") fizeram parte do reportório de Page, mudando a face da guitarra de uma forma definitiva. Ao seu lado tinha uma dos melhores letristas e vocalista do Rock (Robert Plant) um baixista e teclista versátil (John Paul Jones) e aquele que é considerado o melhor baterista de sempre (John Bonham). Mas após 12 anos como reis e senhores do Rock, John Bonham morreu e os Led Zeppelin decidiram não prosseguir.
Destroçado com a morte de Bonham, Page recusou-se a tocar numa única guitarra durante algum tempo. Voltou aos palcos em Março de 1981 para tocar com Jeff Beck. Na sua carreira pós-zeppelin, Page criou o super-grupo XYZ, fez a banda sonora do segundo e terceiro filmes de "Death Wish", tocou com Eric Clapton e Roy Harper, criou mais um grupo (The Firm) e fez trabalho de estúdio. E em 1985, os Zeppelin deram um concerto de reunião em 1985 para o Live Aid, com Phil Collins and Tony Thompson na bateria (a banda não gostou propriamente da prestação). Em 1988, Page lança o álbum a solo "Outrider", e em 1994, participa no programa "Unplugged", da Mtv, com Robert Plant. O espectáculo foi extremamente bem recebido, e deu ao canal o maior número de visualizações da sua história. Em 1998, os dois ex-membros dos Led Zeppelin lançaram o álbum "Walking Into Clarksdale. Mais tarde, colobarou com Puff Daddy e os The Black Crowes, e em 2007, os Led Zeppelin dão mais um concerto, com o filho de John Bonham na bateria, Jason Bonham. O concerto teve muito sucesso e foi altamente bem recebido. Desde então, participou no filme "It Might Get Loud" e tocou ao vivo com os Foo Fighters e os The Black Crowes. Qual será o próximo paso de Jimmy Page?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário