sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dia metaleiro

Ontem tive o enorme prazer de estar presente no festival Optimus Alive! 09, onde actuaram bandas como Metallica, Slipknot e Machine Head.
Quando cheguei ao recinto já tinha perdido a actuação dos RAMP (banda que não conheço) e os Mastodon estavam a terminar a sua actuação. Enquanto o faziam, não há nada melhor que digerir (palavra "cara" para comer) duas fatias de pizza depois de uma longa viagem.
Dirigi-me, juntamente com um tio meu, um primo e dois amigos seus, ao palco, uns minutos antes da actuação dos Lamb of God. Já sabia que um concerto Metal ia gerar alguma confusão, e aquilo que presenciei foram encontrões, copos de plástico com cerveja a voar, pessoas a serem elevadas e as famosas moshes.
Acabado esse concerto, recuamos para um local mais seguro para observar e ouvir o concerto seguinte. A actuação dos Machine Head foi basicamente aquilo que eu previa: algo parecido com Lamb of God. Felizmente já não apanhamos com moshes nem nada do género, e tenho de admitir que gostei mais deles que dos Lamb of God. Mesmo assim, aquilo que eu mais desejava ver estava prestes a começar. As actuações dos Slipknot, e principalmente, dos Metallica.
Os Slipknot deram um concerto muito melhor do que aquilo que eu esperava, mesmo com a ausência de um dos nove elementos. Ainda assim, esta numerosa família deu um fantástico concerto tocando músicas como Wait and Bleed, Before I Forget e Psychosocial. Um dos momentos mais memoráveis foi quando o vocalista pediu aos fãs para se baixarem, e muitos obdeceram, especialmente aqueles que estavam mais perto da banda.
Acabada a actuação, o grande momento da noite havia finalmente chegado. Apesar da espera algo grande entre o fim do concerto dos Slipknot e o inicio do concerto dos Metallica, o espera havia acabado. Ao som a óptima lista de músicas tocadas (mesmo com a ausência de músicas como Creeping Death, The Unforgiven, Welcome Home (Sanitarium) e Harvester of Sorrow) cantei, berrei e até saltei, bem como as cerca de 40 mil pessoas que estavam presentes.
Como conclusão, posso dizer que foi um excelente dia, cheio de boa música dentro do seu género, e com muito convívio à mistura.

Sem comentários: