segunda-feira, 7 de junho de 2010

B. B. King em Sabrosa + Fender Stratocaster

O dia 29 de Maio estava bem marcado no calendário, como uma data musicalmente prometedora. Quando acordei, naquela manhã de sábado, os dois pontos fulcrais da agenda daquele dia magnífico vieram-me à cabeça assim que fiquei suficientemente consciente para pensar de forma coerente e, pelo menos, saber onde estava e que dia era. "Temos uma Stratocaster para experimentar (e provavelmente comprar)!!! Espera... e logo à noite temos o concerto do B. B. King!!!". E assim começou o dia:



Capítulo I: A Guitarra De Sonho




Com hora marcada para me encontrar com o sujeito que procurava vender a sua Fender Stratocaster (cor Sunburst, a mesma que podem ver na imagem acima), arranjei-me e saí de casa com o meu pai, entusiasmado com a programação de se deparava à minha frente. Percorremos as estradas de carro até à Maia e chegamos mais cedo que a hora marcada. Durante essa antecipação, ainda deu tempo para irmos a um café e passarmos por um carro com um vidro partido, situação que nos levou a alertar dois securitas. Cumprido este "dever de cidadão", encontramo-nos com o rapaz que pretendia vender a sua guitarra numa bomba de gasolina e seguimo-lo, de carro, até sua casa. Assim que lá chegamos, dirigimo-nos para a sua garagem, onde se encontrava o seu equipamento, que ele ligou para que eu podesse experimentar a guitarra. Experimentei-a e o som que ouvi e senti era incrivel. A Fender Stratocaster era (e continua a ser) a minha guitarra de sonho. Explorei a guitarra ao máximo e percebi que era aquilo que eu mais queria e desejava. Para mim, era (e é) a guitarra perfeita. Compramos a guitarra e ainda fomos à Music Shop, no Porto, para comprar alguns acessórios. Cheguei a casa e voltei a tocar na Stratocaster, mas agora com o meu próprio equipamento, e não parei durante umas duas horas e meia. Aquele era o som.



Capítulo II: O Rei Do Blues Em Trás-Os-Montes




Aquele sábado já poderia ter sido considerado um dia soberbo apenas pelo facto de ter adquirido a minha guitarra de sonho, mas o dia não acabava, de forma alguma, aí. A noite prometia, e muito...
Após o almoço, fui para a academia de música de Gulpilhares, para mais um ensaio no coro ao qual o meu colega nos tenores faltou, tendo eu de ser o único a exercer a função de tenor. Após o ensaio (e até porque o meu pai não estava na escola de música para me levar a casa quando saimos da sala de aula) fui com um amigo para uma sala com dois kits de bateria, para nos divertirmos um pouco. Passamos lá algum tempo, que me começou a parecer demasiado, porque o meu pai não parecia estar à minha espera. Saímos da sala e lá estava ele, impaciente (podias ter dado um toque para o telemovel) porque, de facto, aquilo causara um atraso para o concerto, ainda que ainda estivessemos a meio da tarde. Fomos buscar a minha mãe e a minha irmã a casa, e uma tia a Gondomar, que viria conosco para ver o concerto.
Após cerca de duas horas de viagem de carro no meio de paisagens e ambientes rurais, chegamos então a Sabrosa, em Trás-Os Montes, entre as 19:00 e as 20:00. Estacionamos o carro e dirigimo-nos a pé para o parque onde se daria todo o entretenimento. Já lá se encontrava uma banda portuguêsa, os Ramblers, a actuar, com um som marcadamente blues. Após o jantar, voltamos ao parque onde os Ramblers acabavam a sua actuação, faltando ainda cerca de uma hora para a actuação do mítico B. B. King. Sentados no chão, eu e a minha irmã ouviamos os Pink Floyd e os The Who através do meu telemovel. Olhando à volta, apercebi-me que o ambiente que ali se vivia e a disposição do terreno fazia, sem dúvida, lembrar a primeira edição do Woodstock.
Chegara a hora do concerto, e todos tinham grandes expectativas. Quando B. B. King entrou em palco, o público recebeu-o com fortes aplausos, assobios e gritos de extase. Eram 22:00 horas, o concerto era gratuito, e eram mais de 20.000 pessoas aquelas que esperavam por esta lenda do Blues com 85 anos. Premiado pela organização com uma garrafa de vinho que data do seu ano de nascimento, 1925, B. B. King viu também o seu nome ser atribuído ao parque, que agora se chama "B. B. King park".
Foi com muito boa disposição que B. B. King aceitou estas ofertas e honras, passando, então, a sentar-se na sua fiel cadeira para começar o concerto. Apresentou os membros da sua banda de um a um, e durante uma hora e quinze minutos espalhou a magia do Blues por todo o público. Gritou "LADIES" com um falsetto hilariante, comunicou constantemente com o público e até competiu contra o seu próprio baterista. Foi um espectáculo absolutamente incrivel, dos melhores que já vi.
Abaixo, deixo-vos a setlist do concerto:

- Band Intro
- Let The Good Times Roll (no final da apresentação da banda)
- I Need You So
- Everyday I Have The Blues
- Key To The Highway
- One Kind Favor
- When The Love Comes To Town
- Darling You Know I Love You
- Woke Up This Morning (My Baby's Gone)
- You Are My Sunshine
- The Thrill Is Gone
- Guess Who
- When The Saints Go March In


Após o final do concerto, seguiu-se um fogo de artifício nada modesto, e de seguida fomos todos para casa, com as pernas a doer mas com memórias de um grande dia.

Sem comentários: