Mostrar mensagens com a etiqueta Opinião. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Opinião. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Voltei

Regressei das minhas férias no Algarve revitalizado, mas tive saudades de casa. Não, ao contrário daquilo que fiz nos anos anteriores, não vos vou falar das minhas férias. Aliás, a minha vida deixa de ser para aqui chamada. O que quero dizer é que este blog se vai tornar bastante mais "impessoal", na medida em que não vou falar da minha vida. Material musical (tanto meu como de outros artistas), trailers de filmes, sátiras e poemas vão continuar a aparecer por aqui, mas a minha vida pessoal fica para mim. Quero que este blog seja dedicado inteiramente à arte.
Ainda vou fazer o artigo sobre o Jimmy Page para este mês, e gostava de anunciar que, musicalmente, o próximo mês será dedicado ao Rock e Metal Progressivos. Já tenho, inclusivamente, uma lista de canções a postar.

Cumprimentos a todos.
Stay tuned.

quarta-feira, 23 de março de 2011

José Sócrates demitiu-se!




Pois é pessoal, José Sócrates demitiu-se do cargo de primeiro-ministro após o resto dos partidos terem votado contra o seu PEC. Podemos dizer que termino o meu dia feliz!
Quero dizer, vá lá... o outro PEC era a "salvação do país" e ainda precisavamos de mais medidas de austeridade? Já estamos mal, muitíssimo obrigado, não é necessário agravar a situação. O cidadão comum aperta o cinto e os políticos engordam, continuando a receber os seus chorudos salários e a viver da melhor forma... ridículo!
Espero realmente que esta notícia seja sinónimo de mudança, para melhor. É certo que teremos um governo provisório enquanto não houverem eleições, mas receio que não hajam opções viáveis para o governo... suponho que só o tempo o dirá. De qualquer das meneiras, espero que as eleições sejam depois de Julho, pois também quero votar!
Entretanto, José Sócrates já anunciou que se vai recandidatar nas próximas eleições... que triste! Sai do Governo, faz de vitima ("ah, e tal, a culpa é da oposição que me estragou a vida e arruinou o país por não aprovar o novo e fresquinho PEC"), mas recandidata-se. Se ele quisesse estar lá, suponho que não se demitia, mas deve estar à espera que a imagem de vítima jogue a seu favor nas próximas eleições...

Recapitulando, o facto de José "Pinóquio" Sócrates se ter demitido fez-me feliz hoje, mas tem de haver mudança, para melhor, e para mim, este é um grande passo para tal!

sábado, 1 de janeiro de 2011

2011!

Passou mais um ano, pessoal. 2010 não volta, e a vida prossegue... pessoalmente, decidi fazer a transição de ano a rockar com uma guitarra eléctrcia nas mãos (a sério). Assim que terminou a contagem decrescente, toquei o acorde de Lá maior repetitidamente e com distorção. Não me vão censurar por querer começar o ano da melhor forma, pois não?
Não sei porquê, mas sempre que penso neste novo ano, penso que foi à 20 anos que estivemos em 1991... sim, "ahahahah", eu sei, é uma conclusão de génio (é favor inserir ironia aqui), mas penso nisto porque 1991 foi um ano musicalmente marcante. Destacaram-se grandes bandas e é de salientar que foi neste ano que a revolução Grunge se espalhou pelo mundo. Os álbuns que sairam e me marcaram:
1: Nirvana - Nevermind
2: Pearl Jam - Ten
3: Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magik
4: Guns N' Roses - Use Your Illusion I e II
5: Metallica - The Black Album
6: Soundgarden - Badmotorfinger
7: The Smashing Pumpkins - Gish

Então... o que nos reserva 2011? Será que podemos fazer previsões?
Bem, há aspectos óbvios com os quais podemos contar. Económica e socialmente, Portugal vai sofrer muito. A crise, que infelizmente nem sempre só está presente nas nossas carteiras (também está na mente), parece estar aqui para ficar, pelo menos durante algum tempo, até se encontrar uma solução. Espero, muito sinceramente, ver o nosso governo corrido ao pontapé...
Pessoalmente, vai ser neste ano que me vou tornar maior de idade (oh yeah!), e espero que este seja o ano de revelação de uma certa banda que ando a formar: os The Blue Flames! Só nos falta baterista (e já temos ideia de quem vamos contactar) e já estamos a trabalhar em 9 canções. Estamos a trabalhar para o nosso sonho!
Mas chega de olhar para a bola de cristal. Vamos fazer de 2011 um grande ano!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Idolo do ano: John Frusciante




John Frusciante, o ex-guitarrista dos Red Hot Chili Peppers, é o meu ídolo do ano. Porquê? Por vários motivos: John é um verdadeiro visionário da guitarra, pretende fazer tudo o que seja possível com uma guitarra nas mãos. Não precisa de virtuosismos para isso, sabendo tratar a guitarra com um feeling impressionante. O seu trabalho musical não tem como objectivo mostrar capacidades na guitarra, mas sim transmitir algo aos ouvintes, e a sua devoção à música e à arte em geral são assinaláveis: trata-se de uma paixão genuína pelo assunto.
A sua história de vida é, também, assinalável: passou por um período de dependência de heroína letal, tendo quase morrendo à custa deste problema. Porem, John ergueu-se das cinzas e, com muito esforço, trabalho e dedicação, recuperou da sua profunda dependência, tornando-se totalmente limpo e dando à sua vida uma volta de 180 graus.
É por isto que eu vejo este senhor como um exemplo a seguir (à excepção da sua antiga dependência, claro). Foi, sem dúvida, quem mais me marcou no ano de 2010.

Dois vídeos com multiplos solos do guitarrista ao vivo:






Um solo espectacular numa entrevista:




E um pequeno número a solo:

sábado, 27 de novembro de 2010

Este constante trabalho e o que está para vir...

Como podem verificar, não tenho escrito muito neste blog este mês. Tal acontece por uma questão de prioridades...
Calma, não estou a dizer que não quero saber deste blog. Muito pelo contrário! Adoro este blog, e gosto muito de escrever nele, publicar vídeos, partilhar músicas originais convosco como fiz muito recentemente, entre outros, mas os testes e trabalhos da escola, uma vez mais (!), estão a tirar-me muito tempo. É por isso que têm havido pausas de cinco e seis dias entre públicações.
Suspeito que, infelizmente, o ritmo de públicações continue assim pelo menos até meados de Dezembro. Pelos vistos o que tem de ser tem mesmo muita força. Já ouvi pessoas a dizerem-me que o tempo dá para tudo. Facto: não, o tempo não dá para tudo!
Mas há boas notícias! Fui ao concerto do Joe Satriani no Porto (com abertura dos Ned Evett & Triple Double) e pretendo fazer um artigo acerca do assunto. Mas tal só deve acontecer no próximo mês. Em relação à rubrica "O guitarrista do mês", essa vai ser uma prioridade no blog, e vou fazer tudo para que esta seja publicada ainda neste mês! Para além disso, gravei um novo instrumental em guitarra eléctrica ao qual chamei "Voodoo". É bastante mais curto do que o "High Ecstasy" e foi gravado num único take! Partilharei este instrumental assim que puder, mas tenho de criar um vídeo para ele e preciso de tempo para o fazer!
E com esta mensagem já perdi algum tempo, mas, pelo menos, sinto que este foi bem empregue. Obrigado a todos pela compreenção e atenção e um abraço a todos!

domingo, 21 de novembro de 2010

Bruno Costa - United We Stand (canção original)

"United We Stand" foi uma canção que escrevi em Abril deste ano. A turma da escola ia organizar uma conferência acerca da igualdade entre sexos, e surgiu a ideia de eu escrever uma canção que se relacionasse com o tema. E assim o fiz, mas a canção não se refere apenas à igualdade entre sexos: refere-se à igualdade entre todos os seres humanos, à união, à política, à construcção de um mundo melhor, à justiça, à solidariedade...
As letras foram maioritariamente escritas por mim, mas contaram com a participação de uma amiga (Sara Rocha). Também houveram mais participações de amigos na gravação (ver os créditos no final do vídeo) e do professor Norberto Faria na produção. Na canção, faço a voz principal e toco guitarra solo.
Aqui vai a canção:





Ouçam a canção e comentem. Obrigado a todos e lembrem-se: "United we stand, divided we fall".

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"O guitarrista do mês"

Pois é, leitores, vai iniciar-se uma nova coluna mensal neste blog: "O guitarrista do mês". Basicamente, vou colocar, todos os mêses, uma imagem de um guitarrista na barra lateral direita deste blog, e farei um pequeno artigo sobre ele (ou ela) no final do mês.
O guitarrista sobre o qual eu falar não tem, necessariamente, de ter feito algo de novo recentemente, como um álbum novo ou alguma inovação musical (por exemplo, o Jack White fez recentemente um novo tipo de vinil, e o guitarrista deste mês não é ele). Serão, simplesmente, guitarristas que aprecio imenso e que são influências para mim.
Se por um lado vou começar com esta "actividade", por outro, as sondagens no blog passarão a ser muito raras, não só porque o meu tempo não é muito flexivel, como também devido ao facto de não encontrar temas muito interessantes ultimamente.
Por isso, se apreciam umas "guitarradas valentes", acho que vão gostar disto. Como guitarrista que sou, terei muito prazer em fazer esta rúbrica.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Hoje é o dia mundial da música!!!






Factos da minha relação com a música:

- Ambos os lados da minha família (do meu pai e da minha mãe) têm antecedentes músicais. A minha avó materna (que faleceu mêses antes de eu nascer) era uma excelente cantora de fado, que recusou várias propostas para se juntar a grupos do género. O meu avô materno aprendeu a tocar harmónica de uma forma autodidata. Quanto ao lado do meu pai, o meu tio toca guitarra acústica e um primo do meu pai era baixista.
- Quando eu era muito novo era bastante hiperactivo e corria de um lado para o outro constantemente. Para me acalmarem, os meus pais colocavam cd's de música clássica na aparelhagem da sala de estar. Eu acalmava-me imediatamente.
- O primeiro concerto a que assisti (e de que curiosamente me recordo) foi do Rui Veloso, num concerto grátis ao ar livre no Porto. Pode-se dizer que ele se tornou na minha primeira grande inspiração músical.
- Com sete anos, deixei as entediantes aulas de karaté e fui para uma escola de música em Canelas (que encerrou seis anos depois), estudar piano e ter aulas de formação músical. Decidi fazê-lo após entregarem na sala de aula panfletos acerca da escola de música, o que me entusiasmou imenso. Fui para a escola de música juntamente com um amigo de longa data chamado André Meirinhos.
- Após seis anos a estudar piano clássico, a escola de música encerra. Como se isso não bastasse, o meu interesse no intrumento era quase nulo no último ano em que lá estive, pois entediava-me tocar apenas música clássica, e eu estava a ganhar muito peso e, possivelmente, a aproximar-me da obesidade. Isso fez com que desistisse do intrumento e passasse a praticar desporto (basquetebol e futebol), enquanto que a maior parte dos alunos e professores da escola de música de Canelas mudaram-se para a Academia de Música de Gulpilhares.
- Aos 14 anos, descubro uma banda chamada My Chemical Romance e, em efeito "bola de neve", começo a pesquizar e a descobrir bandas de Rock e Metal. Para além dos MCR, fiquei um grande fã de mais duas bandas: Metallica e Iron Maiden. Curiosamente, aquilo que mais me chamou à atenção era um instrumento que viria a fazer a minha vida dar uma volta de 180º graus: a guitarra.
- Visto que tinha desperdiçado uma enorme oportunidade com o piano e como achava que pedir aos meus pais para ter aulas de guitarra seria um desrespeito, começo a jogar Guitar Hero, sendo essa a única alternativa que tinha. Tive uma enorme e agradavel surpresa quando o meu pai, ao ver-me jogar, me perguntou "Não gostavas de tocar guitarra a sério?". Depois disso, não voltei a pegar a sério no jogo e comecei imediatamente a juntar dinheiro para comprar uma guitarra eléctrica e um amplificador. Perto do meu 16º aniversário (no Verão do ano passado), tive o que queria e o meu pai ainda me deu uma guitarra acústica.
- Nessa época, assisti ao meu primeiro grande concerto, isto no Optimus Alive. No cartaz desse dia constavam os Metallica, os Slipknot, os Machine Head, os Lamb Of God, os Mastodon e os Ramp. Só posso dizer que foi espectacular! Desde então, ainda assisti a concertos dos The Australian Pink Floyd Show, B. B. King e Slash.
- À um ano, comecei a ter aulas de guitarra eléctrica. E à um ano sei que estou a fazer aquilo de que realmente gosto.
- Em Dezembro, juntei-me a uma banda como vocalista mas o resultado foi absolutamente nulo. Eu e um primo meu acabamos expulsos em Janeiro por motivos maioritariamente idiotas e sem sentido. De seguida, esse meu primo, Paulo Costa, quis formar uma banda, tendo eu acabado por aceder em fazê-lo com ele. Este chamou um amigo que na época eu desconhecia chamado Gonçalo Gil, e começamos a compôr material imediatamente. Este Verão, o Paulo saiu da banda/projecto para dedicar o tempo livre a outras actividades. Eu e o Gonçalo falamos em formar um "Power Trio", mas a ideia só foi discutida ocasionalmente.
- Em Abril, compus e gravei em estúdio uma canção original, com o objectivo de ser interpretada pela turma numa conferência que organizamos acerca da igualdade entre sexos. Fizemos isso mesmo e ainda interpretei a canção uma vez mais, ainda que noutra ocasião, ao vivo e a solo no Colégio Internato dos Carvalhos. Tenho imenso material composto em casa, em segredo, e desejo fazer muita música com ele.
- Em Maio, compus uma canção "Untitled" com um amigo, Levi Silva, com o objectivo de abrir o espectáculo anual do colégio, o "I Have a Dream". No público estavam, pelo menos, mil pessoas.
- Este Verão, iniciei um projecto com um amigo, o Daniel Pereira, e no primeiro dia quase concluimos a nossa primeira canção. Como a ideia do "Power Trio" com o meu amigo Gonçalo Gil (baixista) não se materializava, chamei-o para se juntar a mim e ao Daniel. Ele acedeu e nas poucas vezes que estivemos juntos (juntamo-nos em Agosto) compomos muito material mesmo, e que eu considero muito bom. Estamos agora à procura de um baterista e de um vocalista para completarmos a formação.


Se eu podia viver sem a música? Não, definitivamente NÃO! Quero e vou fazer desta arte a minha vida. Por isso trabalho constantemente para esse objectivo. E sei que um dia vou chegar lá!
PORQUE A MÚSICA É A MINHA VIDA!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que é que vão dizer de ti? (volume 1)





- As pessoas estão a chegar e ainda tens a cama por fazer. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que me deito nela?


- Estás sempre a mandar SMS. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que sou sociável e comunicativo?


- Estás sempre a ouvir Heavy Metal. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que adoro música energética?


- Dormes até tarde. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: "Quem me dera ter a vida dele"?


- Ris-te sozinho. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que ando sempre bem disposto?


- Usas roupa muito espalhafatosa. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que é uma questão de estilo?


- Dizes aquilo que pensas sem pensar nas consequências. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que sou honesto?


- Estás sempre vestido de preto, parece que vais a um funeral. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que o meu guarda-roupa é simples?


- Tocas sempre guitarra eléctrica com muito volume e durante muito tempo. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que adoro mesmo aquilo que faço?


Nunca andas informado acerca do mundo do futebol, como toda a gente. O que é que as pessoas vão dizer de ti?
R: Que tenho uma vida?

Cunhas na família Sampaio...

Recebi, ontem, um e-mail muito interessante. O conteúdo desse e-mail está abaixo, e vemos aqui o poder das cunhas. Como anda o país... precisamos de uma revolução, JÁ!
And boom goes the dynamite:




Jorge Sampaio e Filhotes...


Soube-se a dia 27 de Agosto, pelo Público, que a jovem e distinta advogada Vera Sampaio (terminou o curso com média de 10 val) com uma carreira de 'dezenas de anos e larga experiência' foi contratada como assessora pelo membro do Governo, Senhor Doutor Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira, distinto Ministro da Presidência....

Como a tarefa não é muito cansativa foi autorizada a continuar a dar aulas numa qualquer universidade privada onde ganha uns tostões para compor o salário e poder aspirar a ter uma vidinha um pouco mais desafogada.
O facto de ser filha do Senhor Ex-Presidente da República das Bananas que também dá pelo nome de Portugal, não teve nada a ver com este reconhecimento das suas capacidades. Nada! Juro pela saúde do Sr. Engenheiro Sócrates.

Há famílias a quem a mão do Senhor toca com a sua graça. Ámen.
Já agora, como se devem recordar, ainda relativamente a esta família,
soube-se há tempos que o filhote, depois de se ter formado, foi logo para consultor da Portugal Telecom, onde certamente porá 'toda a sua experiência ao serviço de todos nós.

Agora, como já ontem se disse, calhou a sorte à maninha e lá vai ela toda lampeira em part-time para o desgoverno, onde certamente porá também 'toda a sua experiência ao serviço de todos nós.

O papá para não fugir à regra, depois de escavacar uns bons centos de
milhares de euros nossos na remodelação do um palacete ali para os lados da Ajuda, onde instalará um gabinete, vai ser transportado pelo nosso carro, com o nosso motorista e onde certamente, para não fugir ao lema familiar, porá, de novo, toda a sua experiência ao serviço de todos nós.

Agora, foi nomeado Administrador da Gulbenkian...

Tudo isto, por mero acaso, se passa num sítio mal frequentado que se chama PORTUGAL, onde um milhão e duzentas mil pessoas
vivem com uma reforma abaixo dos 375 Euros por mês.

Parece mentira, não parece ?


ESTE É MAIS UM CASO, ENTRE MUITOS, REVELADOS E DIVULGADOS ATRAVÉS DA INTERNET,
PORQUE AS TELEVISÕES DESTE PAÍS, ESTÃO BEM CONTROLADAS POR FORÇAS OCULTAS....

FAÇAM O FAVOR DE PASSAR PARA TODA A GENTE SABER.





O meu professor de guitarra respondeu ao meu e-mail dizendo que a nossa geração podia mudar este cenário. Eu respondi da seguinte maneira:
Eu acredito que a nossa geração tem a capacidade de fazer este país mudar para melhor, mesmo que isso seja bastante dificil (e é mesmo). Porém, antes de atingir uma evolução, temos de passar por uma revolução. Precisavamos de outra espécie de 25 de Abril, mas sem o que aconteceu a seguir, com a população um pouco descontrolada. Pessoalmente, estou completamente farto de ver as noticias: a RTP não podia estar mais controlada pelo governo, até porque pertentce ao "estado" que, supostamente, somos todos nós, mas não é bem assim. Os outros canais dedicam o tempo de antena a ilustrar um país a cair de podre, ou seja, uma verdade que me deixa muito triste.

Nós, enquanto nação portuguêsa, temos de nos revoltar, de fazer uma revolução, está mais do que visto. Pensem nisto. É o futuro de Portugal que está em jogo se permitimos ao governo governar-nos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cristiano Ronaldo + língua inglesa = FAIL

Este é um vídeo hilariante de uma públicidade da Castrol que conta com Cristiano Ronaldo. Quem vir isto não se lembrará, certamente, do produto e das suas qualidades, mas sim do vergonhoso nível de inglês de Cristiano Ronaldo. Depois de tantos anos a jogar em Inglaterra, era de esperar que o jogador tivesse aprendido mais, mas, pelo menos, assim todos nos rimos "à brava".
Abaixo, coloco o vídeo, e mesmo abaixo do vídeo está aquilo que Cristiano Ronaldo diz (e não aquilo que ele pretende dizer):



"Football takes me... many plaicis... hod plaicis... cóld plaicis... exilareiting plaicis... andother plaicis... buta prepare foritalle... because in ma life people espect onlythi best permofance.. éven under extréme condictions... and só dó aie. Castról edgze, Cartról'z best, fó perfomance under extremes. Cartról edge, it's mó than just oil, it's liquid engeniéering".

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os livros e as capas...

Penso que já toda a gente terá ouvido o provérbio "Não julgues o livro pela capa". Sim, este provérbio pode aplicar-se mesmo aos livros enquanto fonte de entretenimento ou esclarecimento, mas as pessoas, no fundo, também são como livros (com princípio, meio e fim, e ainda histórias e lições de vida). Aqueles que não vêm o provérbio para além dos elementos directos a que se refere (os livros e as capas) não compreenderão, certamente, o seu verdadeiro significado, e a nossa sociedade estatela-se contra imensos problemas devido à desvalorização deste provérbio.

Acredito que muitos de vocês, leitores, já tenham ouvido dizer, da parte de alguém: "Aquele tem cara de boa pessoa". Eu ouço isto muitas vezes, especialmente ao almoço com a minha familia, porque se ouvem constantes "Aquele tem cara de boa pessoa", ou ainda o pejurativo "Tens mesmo cara daquilo que és...". Eu não compreendo estas reações. Mas agora (Agora? Bem, desde à muito tempo...) tiram-se conclusões acerca das pessoas através da sua cara? Isto é ridículo. Então se eu não fôr um "Full Time Smiler" tenho o quê? Um ar suspeito?

Mas esta forma de rotular as pessoas vai-se formando com o tempo, a começar, maioritariamente, na adolescência (e não enquanto criança, porque as crianças são demasiado puras e inocentes para começar logo a disparatar... vá, na maior parte dos casos). Só preciso de andar um dia com o meu grupo de amigos (mas odeio estar preso a um grupo, e por isso dou-me com muito mais pessoas fora deste) para ver como a famosa "primeira impressão" (sempre baseada na treta da aparência que rege a nossa sociedade) se sobrepõe a avaliação da pessoa de acordo com o seu caracter e personalidade. Falo, essencialmente, da forma como os rapazes falam das raparigas (e vice-versa). Passa uma rapariga gira e começam os seguintes comentários:
- Hey meu! Tu viste aquela? Que boa, moço!
- Mesmo. Aquilo "nem é bom", carago! Fogo...

Agora, passa uma rapariga com "não tão boa aparência":
- Hey, que cara. Já viste aquilo?
- Fogo, não era eu que andava com "aquilo". Que feia, meu...

E é assim que estamos. E de certeza que muitas raparigas pensam da mesma forma. Ainda neste ano lectivo (no primeiro periodo, penso...) ia a sair do colégio com os meus amigos e surge o único tema que se opõe ao futebol (tema discutido 90% do tempo): as raparigas. E surge mais ou menos esta conversa:

- Então Bruno? E gajas?
- É raparigas, não gajas! E não tenho pensado acerca do assunto...
- Ah, pronto, desculpa. Mas vê lá, se ela fôr boa, tu ataca!
- Boa, só se fôr em termos de personalidade. Não ligo ao aspecto.
- Fogo, estás a gozar, meu? Tu tens à tua frente duas gajas... pronto, raparigas. Uma é boa e outro é mesmo feia, mas esta tem uma personalidade muito melhor. Qual escolhes?
- A segunda. Para mim a parte importante é a personalidade. Não me digam que vão pela aparência?
- Claro! Achas que somos estúpidos?

Ou seja, se uma pessoa nasce com um aspecto que não agrade a ninguém, então está "feita ao bife", e não tem hipotese de agradar, a menos que use muita e boa maquilhagem ou ainda faça uma quantas operações plásticas! Por favor, isto é ridículo!


No entanto, esta estúpida avaliação não é só feita com base na cara e/ou corpo. Também se trata, muitas vezes, das posses e do materialismo. Quantas pessoas é que são julgadas pela marcada das sapatilhas, calças, t-shirts e blusões? Qualquer dia, até a marca da roupa interior conta! Caros leitores, estamos perante o extremo da adoração ás capas e não ao conteúdo. As pessoas têm possibilidades económicas divergentes, e compram aquilo que podem comprar! Esperem lá... ou será que não?
De facto, muitas pessoas compram aquilo que não podem comprar. Ou seja, endividam-se para "manter o estatudo" e mostrar que têm um grande carro, organizar manumentais mariscadas, que vão ver todos os jogos de futebol ao Estádio do Dragão sempre que estes são organizados, de forma a apoiar o clube, ou ainda que foram passar umas férias paradisíacas ao Havai ou à Jamaica. Depois das fotografias mostradas e concluído o teatro, abre-se o frigorífico e este está completamente vazio. Estes extremos são o espelho da nossa sociedade.

Assim sendo, faço aqui um enorme apelo aos leitores para nunca, mas nunca julgarem ninguém com base na sua aparência, e para nunca se ralarem com as opiniões daqueles que o fazem. Temos de ter orgulho em quem somos!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Análise à 7ª sondagem

Pois é, pessoal, mais uma sondagem foi realizada neste blog, tendo, desta vez, como tema, os festivais de Verão realizados neste país. Haviam 10 opções e 10 foram os votos arrecadados. Vamos lá, então, ver os resultados:
Os dois festivais de Verão que mais atenção dos media recebem (o Rock In Rio e o Optimus Alive) foram os mais votados, arrecadando cinco votos cada. É bem sabido que contaram e contam com cartazes bastante variados, e dái atrairem muito público. Mas o festival Marés Vivas, realizado aqui, em Vila Nova de Gaia, esteve bem perto de alcançar os dois festivais anteriormente referidos, arrecadando quarto votos.
É curioso ver como nenhum dos outros festivais chegou sequer perto dos três já mencionados. Aos festivais Ilha do Ermal, Noites Ritual, Sudoeste TMN e Sumol Summer Fest foi atribuído um voto a cada, e os festivais Delta Tejo, Paredes de Coura e Super Bock Super Rock não arrecadaram qualquer voto (o que me surpreendeu, porque estes dois últimos costumam ter optimos cartazes).
Eu já fui ao Optimus Alive e gostava de lá ter voltado este ano (o que ainda pode acontecer, mas é mesmo muito pouco provavel, pois já muito dinheiro foi gasto para ir ver o Slash ao Coliseu do Porto). De resto, o que mais me interessa é o cartaz, daí que eu poderia ir a qualquer um destes festivais se as bandas presentes me agradassem.



Obrigado aos leitores por terem votado e por lerem o blog. Continuem a fazê-lo, porque mais sondagens e artigos virão. Obrigado!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Slash no Coliseu do Porto




Os últimos dias tinham sido passados numa ansiedade bem pesada. Ver um dos meus guitarristas preferidos ao vivo era algo épico, e ainda por cima tendo em conta que veio actuar ao Porto, algo que raramente acontece, pois estes grandes eventos são (infelizmente) concentrados na capital portuguêsa.
Acordei com o pensamento fixo no espectáculo, e não pensei muito noutros assuntos para além do anteriormente mencionado. Cheguei ao coliseu por volta das 17:00 horas, e, pouco depois, já o público presente recebia indicações para formar duas filas. Até os portões se abrirem, passaram três intermináveis horas, preenchidas com conversas com amigos. Ás 20:00, os portões abriram-se, mostrei o meu bilhete e entrei no ciliseu, para ficar o mais perto do palco possivel.

Por volta das 20h40 começava a actuação do artista de abertura, Paulo Barros. Um guitarrista incrivel, no mínimo, com música puramente instrumental e com uma técnica assombrosa. Foi uma agradavel surpresa, e a actuação foi excelente. Fiquei muito surpreendido!

A actuação do mítico Slash só começaria ás 22h00, mas a ansiadade fazia com que a espera parecesse bem maior. E assim que as luzes se apagaram, o público teve reações que serviram de previsão para o ambiente que se formaria ao longo do concerto. Gritos, berros, "cornos" no ar... a euforia era óbvia.
E assim começou a actuação com a fantástica e energética "Ghost", a primeira faixa do recente album a solo de Slash. Fiquei surpreendido ao ver que muita gente sabia toda a letra da música. Digamos que saltei e berrei imenso logo nesta primeira música, e fiz o mesmo em todas as outras. O ambiente, desde o início, foi brutal (ok, à excepção do claro odor a tabaco (e talvez outras coisas) que pairavam no ar). Seguiram-se "Meanbone", dos Slash's Snakepit, e a caoticamente celebrada "Nightrain", dos Guns N' Roses. Nesta última música, Slash tocava guitarra como se estivesse completamente fora de si, e o público executou violentas moshpits. Seguiram-se "Sucker Train Blues", "Back From Cali", "Beggars & Hangers On" e "Civil War".
E, de seguida, duas das músicas com que mais vibrei: a energética "Rocket Queen" e "Fall To Pieces", que cantei como se não houvesse amanhã. Seguiram-se "Dirty Little Thing" e "Starlight", sobre a qual o vocalista Myles Kennedy disse que foi a primeira música sobre a qual trabalhou como Slash e que falava sobre a beleza humana. De facto, Myles Kennedy mostrou-se muito comunicativo desde o início, e surpreendeu-me com as suas capacidades vocais. Este ainda mencionou a beleza do público ("You guys are beautiful!) e da cidade do Porto, dizendo que tinham chegado ao hotel no dia anterior, tinham dado um passeio pela cidade e adoraram (quero dizer, acho óbvio que as bandas digam a todas as cidades por onde passam que estas são "lindas de morrer", mas se eles foram dar esse passeio, pelo menos comprovou-o com os seus próprios olhos).
De seguida, houve a explosiva (no mínimo) "Nothing To Say", celebrada com moshes enormes (não admira, é a música mais Metal do album a solo de Slash). Seguiram-se "Rise Today" e as instrumentais "Watch This" e "Godfather Theme" (verifiquem o vídeo mais abaixo), sendo esta última apoteoticamente aplaudida pelo público, e que consistiu num brilhante, soberbo e impecavel (poderão haver mais e melhores adjectivos?) solo de Slash. Este foi, para mim, um dos melhores momentos da noite.
E, como não poderia deixar de ser, seguiram-se duas músicas muito, MUITO aplaudidas e cantadas pelo eufórico e muito extrovertido público presente. A lendária "Sweet Child O' Mine" e a poderosa "Slither" fizeram as delicias mais profundas do público. "Sweet Child O' Mine" foi a loucura absoluta, pois todos sabiam a letras e todos a cantaram. Os gritos histéricos no início da canção, com o lendário riff de Slash, mostravam que aquela música seria muito celebrada. Destaque, obviamente, para o solo mágico de Slash, executado na perfeição. "Slither" também foi um enorme momento. Nessa música, saltei e mexi-me imenso, porque é uma música que me dá muita energia. Também foi nessa música que Myles Kennedy apresentou todos os membros da banda. Assim sendo, a banda retitou-se do palco...
Como era óbvio, a noite não ficava por aí. Estava na hora do encore (com Myles Kennedy a prender uma bandeira de Portugal no suporte do microfone), que trouxe consigo "By The Sword", que foi um enorme momento no concerto, com toda a gente no recinto a vibrar, e ainda uma óptima cover de "Communication Breakdown", dos Led Zeppelin, que, curiosamente, poucos pareceram reconhecer (eu reconheci, bolas, como fã dos Led Zeppelin que sou, e saltei e cantei a música quando ninguém à minha volta parecia fazê-lo...). E a banda voltava a retirar-se do palco...
Mas já canticos como "Paradise City! Paradise City!" eram entoados no público (já para não mencionar alguns canticos futebolisticos). E, claro, foi essa música que foi tocada como música final de um espectáculo impressionante. Pessoas a serem elevadas no ar, moshes descomunais, canticos em coro e muitos mais surgiram da parte do público, em estado de histeria nesta última canção. Slash acaba com um solo incrivel, e o público aplaude fortemente no final do espectáculo. A banda agradece, com Perla (esposa de Slash) e os filhos (London e Cash) do lado do palco (isto, provavelmente, porque era o aniversário de Cash, que completou ontem seis anos).
O espectáculo foi tão bom que levou Slash a escrever "The crowd in Porto was sick! They kicked ass!" no Facebook. Foi de facto, o melhor espectáculo a que já assisti. Chegeui a casa estafado, com as pernas em mau estado e zumbidos na minha cabeça (ainda não sairam), mas repetiria tudo. Foi fenomenal!



Abaixo, deixo-vos a setlist do concerto:

Ghost
Meanbone
Nightrain
Suckertrain Blues
Back from Cali
Beggars & hangers on
Civil War
Rocket Queen
Fall to Pieces
Dirty Little Thing
Starlight
Nothing to Say
Rise Today
Watch This
Guitar Solo / Godfather Theme
Sweet Child O' Mine
Slither

Encore 1:
By the sword
Communication Breakdown

Encore 2:
Paradise City




Por último, deixo-vos também vídeos do concerto:


Godfather Theme:


Sweet Cilhd O' Mine:


Civil War:

segunda-feira, 7 de junho de 2010

B. B. King em Sabrosa + Fender Stratocaster

O dia 29 de Maio estava bem marcado no calendário, como uma data musicalmente prometedora. Quando acordei, naquela manhã de sábado, os dois pontos fulcrais da agenda daquele dia magnífico vieram-me à cabeça assim que fiquei suficientemente consciente para pensar de forma coerente e, pelo menos, saber onde estava e que dia era. "Temos uma Stratocaster para experimentar (e provavelmente comprar)!!! Espera... e logo à noite temos o concerto do B. B. King!!!". E assim começou o dia:



Capítulo I: A Guitarra De Sonho




Com hora marcada para me encontrar com o sujeito que procurava vender a sua Fender Stratocaster (cor Sunburst, a mesma que podem ver na imagem acima), arranjei-me e saí de casa com o meu pai, entusiasmado com a programação de se deparava à minha frente. Percorremos as estradas de carro até à Maia e chegamos mais cedo que a hora marcada. Durante essa antecipação, ainda deu tempo para irmos a um café e passarmos por um carro com um vidro partido, situação que nos levou a alertar dois securitas. Cumprido este "dever de cidadão", encontramo-nos com o rapaz que pretendia vender a sua guitarra numa bomba de gasolina e seguimo-lo, de carro, até sua casa. Assim que lá chegamos, dirigimo-nos para a sua garagem, onde se encontrava o seu equipamento, que ele ligou para que eu podesse experimentar a guitarra. Experimentei-a e o som que ouvi e senti era incrivel. A Fender Stratocaster era (e continua a ser) a minha guitarra de sonho. Explorei a guitarra ao máximo e percebi que era aquilo que eu mais queria e desejava. Para mim, era (e é) a guitarra perfeita. Compramos a guitarra e ainda fomos à Music Shop, no Porto, para comprar alguns acessórios. Cheguei a casa e voltei a tocar na Stratocaster, mas agora com o meu próprio equipamento, e não parei durante umas duas horas e meia. Aquele era o som.



Capítulo II: O Rei Do Blues Em Trás-Os-Montes




Aquele sábado já poderia ter sido considerado um dia soberbo apenas pelo facto de ter adquirido a minha guitarra de sonho, mas o dia não acabava, de forma alguma, aí. A noite prometia, e muito...
Após o almoço, fui para a academia de música de Gulpilhares, para mais um ensaio no coro ao qual o meu colega nos tenores faltou, tendo eu de ser o único a exercer a função de tenor. Após o ensaio (e até porque o meu pai não estava na escola de música para me levar a casa quando saimos da sala de aula) fui com um amigo para uma sala com dois kits de bateria, para nos divertirmos um pouco. Passamos lá algum tempo, que me começou a parecer demasiado, porque o meu pai não parecia estar à minha espera. Saímos da sala e lá estava ele, impaciente (podias ter dado um toque para o telemovel) porque, de facto, aquilo causara um atraso para o concerto, ainda que ainda estivessemos a meio da tarde. Fomos buscar a minha mãe e a minha irmã a casa, e uma tia a Gondomar, que viria conosco para ver o concerto.
Após cerca de duas horas de viagem de carro no meio de paisagens e ambientes rurais, chegamos então a Sabrosa, em Trás-Os Montes, entre as 19:00 e as 20:00. Estacionamos o carro e dirigimo-nos a pé para o parque onde se daria todo o entretenimento. Já lá se encontrava uma banda portuguêsa, os Ramblers, a actuar, com um som marcadamente blues. Após o jantar, voltamos ao parque onde os Ramblers acabavam a sua actuação, faltando ainda cerca de uma hora para a actuação do mítico B. B. King. Sentados no chão, eu e a minha irmã ouviamos os Pink Floyd e os The Who através do meu telemovel. Olhando à volta, apercebi-me que o ambiente que ali se vivia e a disposição do terreno fazia, sem dúvida, lembrar a primeira edição do Woodstock.
Chegara a hora do concerto, e todos tinham grandes expectativas. Quando B. B. King entrou em palco, o público recebeu-o com fortes aplausos, assobios e gritos de extase. Eram 22:00 horas, o concerto era gratuito, e eram mais de 20.000 pessoas aquelas que esperavam por esta lenda do Blues com 85 anos. Premiado pela organização com uma garrafa de vinho que data do seu ano de nascimento, 1925, B. B. King viu também o seu nome ser atribuído ao parque, que agora se chama "B. B. King park".
Foi com muito boa disposição que B. B. King aceitou estas ofertas e honras, passando, então, a sentar-se na sua fiel cadeira para começar o concerto. Apresentou os membros da sua banda de um a um, e durante uma hora e quinze minutos espalhou a magia do Blues por todo o público. Gritou "LADIES" com um falsetto hilariante, comunicou constantemente com o público e até competiu contra o seu próprio baterista. Foi um espectáculo absolutamente incrivel, dos melhores que já vi.
Abaixo, deixo-vos a setlist do concerto:

- Band Intro
- Let The Good Times Roll (no final da apresentação da banda)
- I Need You So
- Everyday I Have The Blues
- Key To The Highway
- One Kind Favor
- When The Love Comes To Town
- Darling You Know I Love You
- Woke Up This Morning (My Baby's Gone)
- You Are My Sunshine
- The Thrill Is Gone
- Guess Who
- When The Saints Go March In


Após o final do concerto, seguiu-se um fogo de artifício nada modesto, e de seguida fomos todos para casa, com as pernas a doer mas com memórias de um grande dia.

sábado, 1 de maio de 2010

1º aniversário do "Black Hole Man"!!!





É verdade, caros leitores. É neste mês de Maio que se celebra o primeiro aniversário deste blog, criado por mim a fim de garantir um espaço próprio, pessoal e, ao mesmo tempo, público.
Mas como terá surgido esta ideia?

Eu nunca tinha dado de caras com um blog até ver o "As Noites Brancas", um blog de um primo mais velho. Fiquei siderado: "Uma página na internet só nossa, na qual publicamos o que quisermos, sobre o que quisermos, quando quisermos, sem restrições? Também quero!!!". Com a ajuda desse mesmo primo, criei este blog, que, na altura, tinha um aspecto ligeiramente diferente: a largura da página era menor, os vídeos eram menores e rodeados por um contorno azul, a imagem da zona "Para o infinito..." era outra e não haviam sondagens. Desde então, blog mudou... para melhor.
O contacto com os leitores também se fez notar ao longo deste primeiro ano. Os comentários aos artigos e a participação nas sondagens foram factores importantes para o meu interesse em escrever mais e públicar mais.

Ao longo de um ano lidei com muitos assuntos e aventuras: comecei a tocar guitarra, fui ao Optimus Alive, escrevi acerca de temas ideológicos, filosóficos e políticos, conheci pessoas novas e interessantes, terminei um ano lectivo com a melhor turma que alguma vez tive (10º H2), viajei para Espanha, apaixonei-me ainda mais pelas correntes Blues e Grunge, entre outras, entrei e saí de uma banda, escrevi música original, toquei música original, gravei música original, fiz colaborações... critiquei, argumentei... evoluí! Olhando para trás, percebo que este último ano foi o mais rico que tive! Tive um enorme número de experiências inesqueciveis, e estes últimos tempos têm sido emocionantes!


OBRIGADO A TODOS OS LEITORES! SEM VOCÊS, ISTO NÃO FARIA QUALQUER SENTIDO! ADORO-VOS!!!

domingo, 18 de abril de 2010

Análise à 6ª sondagem (a 5ª escapou...)

Já desde Fevereiro que não era feita uma análise a uma sondagem, devido a vários problemas. De facto, a análise à 5ª sondagem (acerca da comunicação através do computador) escapou, pois eliminei-a para criar uma nova "à pressa". Não tenho sequer os resultados comigo... enfim, acho que errar é humano...
Mas incidentes ocorrem sempre, e olhar para trás não é a solução. Pensei algo como "Que se lixe! Agora não há nada a fazer. Vamos lá criar uma nova sondagem". Porem, tentarei assegurar-me que isto não volta a acontecer.
Nova sondagem, novo tema. Nesta sondagem, os leitores tinham uma lista de 18 instrumentos músicais, podendo escolher aquele que gostariam de aprender a tocar. E ao longo de duas semanas, apuraram-se 22 votos. Vamos, então, dar início à análise em concreto.
O instrumento vencedor foi a bateria, que arrecadou 6 votos, ou seja, 27% do total dos votos (de facto, conheço algumas pessoas que já me disseram que gostavam de aprender a tocar bateria). Em segundo lugar, com 4 votos (18%) ficou o piano, seguido de muito perto por duas instrumentos que partilharam o terceiro lugar: a guitarra acústica e a guitarra eléctrica, que arrecadaram ambos 3 votos, ou seja, 13% do total dos votos (uma luta renhida, portanto, que terminou num empate). Mas outros instrumentos receberam votos, apesar de não terem chegado ao pódio: tanto o baixo como o sintetizador conseguiram 2 votos (9%), e o violino e o banjo conseguiram um voto cada (4%). Bem mais azarados foram os restantes 10 instrumentos (harpa, ukelele, violoncelo, clarinete, flauta, orgão, saxafone, trompete, trombone e acordeão) que não receberam qualquer voto.
Nesta sondagem, a única conclusão concreta que podemos tirar é a preferência dos leitores. Pessoalmente, se pudesse votar (posso, mas não o faço), também tinha optado pela bateria.


Obrigado pelos votos e interesse dos leitores, e podem contar com mais sondagens nos próximos tempos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

MTV: Música ou farsa?




A MTV (Music Television) é uma canal televisivo que tem como base a música. Foi fundado nos Estados Unidos da América a 1 de Agosto de 1981 e, no início, concentrava-se apenas em passar videoclipes de várias bandas e artistas de vários estilos musicais. Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...
Com o passar dos anos, a MTV foi deixando para trás os interesses musicais. O horário para a divulgação de artistas tornou-se menor, e o mesmo aconteceu quanto ás notícias e aos documentários (actualmente quase extintos). Se ligarmos a televisão e clicarmos neste canal o mais certo é darmos de caras com o Bret Michaels a tentar encontrar o "amor da sua vida" ou com um miudo a inserir-se numa actividade "radical", passando, também, por uma transformação "radical", normalmente a fim de se tornar mais popular na escola (os mais atentos perceberam que falo do programa Made, e nem vou falar dos programas que envolvem a Paris Hilton...). Ou seja, os Reality Shows tomaram conta da MTV porque, aparentemente, é isso que nós, jovens, queremos ver. Da última vez que verifiquei, este canal chama-se "Music" Television...
Acontece também que, em termos musicais, a MTV anda a roçar o deprimente. Não há um dia em que este canal não pesse vídeos da Lady Gaga, Miley Cyrus e Kings Of Leon dezenas de vezes, exibindo a música maioritariamente plástica dos dias de hoje. Onde está a variedade? Esta parece estar na VH1 que, apesar de também ter os seus Reality Shows, passa música quase todo o dia, e música de vários estilos. Podemos estar a ver um vídeo dos Smashing Pumpkins, e, pouco depois, estar a ver um vídeo dos Jackson 5. E isto deveria atrair bem mais a atenção daqueles que gostam de música, pois dão sempre de caras com um estilo de que gostam, mas a MTV, ao que parece, continua a conquistar as massas.
Portanto, o meu conselho é: se querem ver vídeos e músicas de vários estilos, então vejam a VH1. Se querem ver reality Shows e um canal de tudo menos música, então sugiro-vos a MTV.

O que eu quero é música.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Bombista suicida

Para marcar um regresso aos meus textos de reflexão, escolhi este tema: o bombista suicida. O Homem que põe um ponto final na sua vida e na vida daqueles que se encontram em seu redor a favor de uma causa.
Feliz e, simultaneamente, infelizmente, já toda a gente ouviu falar nos bombistas suicidas. Felizmente porque, como é óbvio, o conhecimento não ocupa lugar. E infelizmente porque, se os bombistas suicidas não existissem, este conhecimento não era necessário... era inexistente! O bombista suicida mata a favor da sua "bandeira", do seu governo, do seu partido político, da sua religião, para deixar no ar uma mensagem de obdiência extrema a uma entidade controladora. Sim, porque, como todos sabemos, as organizações pelas quais os bombistas suicidas extreminam vidas, incluindo a sua, pretendem obter controlo e poder, construir um império e lançar uma nova ordem mundial, tal como fizeram figuras como Hitler e Mussolini.
Logo, esta é uma actividade de extremismos, mas que não chega a envolver a frase-chave "Ou estás comigo ou estás contra mim", pois as vitimas inocentes são apanhadas de surpresa, sem meios de defesa ou hipoteses de agir. Grita-se "Por Alá!", ouve-se uma explosão e várias dezenas de pessoas perdem a vida. E porquê? Porque alguém recebeu ordens superiores, exigindo que tal acontecesse. Para os líderes da religião muculmana, "Alá" exige que os infieis morram, mas, neste caso, toda a gente morre.
Não vos parece, caros leitores, que estamos perante um gravíssimo caso de irracionalidade e cobardia? Qual é o Homem mentalmente são que é capaz de matar para ser reconhecido e para apoiar uma causa em que acredita? A meu ver, nenhum Homem com uma mente estável é capaz de fazer isso. Um Homem que se deixa transformar numa marioneta decartável não é um Homem. É um objecto, um ser inanimado que tomou formas humanas, mas não uma consciência. E a cobardia, nestes actos, está muito bem visível. Matam-se inocentes sem avisos e ponto final. Como pode alguém agir assim? Activar uma bomba de uma forma tão cobarde é típico de um terrorista. "Mandamos um maluco fazer este trabalho, implantamos-lhe uma bomba, fugimos, e quem estiver por ali que se lixe". Ah, mas não nos podemos esquecer que quem comete estes actos recebe uma fantástica recompensa: 72 virgens no céu!
Assim sendo, abomino esta actividade porque o bem mais precioso que temos é a vida, e temos de ter respeito pela nossa vida e pela vida de todas as outras pessoas: amigos, família, vizinhos, parceiros, conhecidos e desconhecidos, independentemente das suas diferenças, ideologias e da sua natureza!
VIVA A VIDA!

sábado, 20 de março de 2010

Pedido de desculpas

Para variar, não vou fazer deste texto um "testamento" (expressão bastante aplicada por nós, jovens). Quero apenas deixar uma mensagem aos leitores...
Quero, aqui, fazer um pedido de desculpas a todos os leitores. Se se perguntam qual a razão para tal, posso-vos dizer que tenho duas razões:

- Em primeiro lugar, temos o facto de eu não ter produzido muitos textos de reflexão, coisa que gosto de fazer e traz variedade a este blog. Ultimamente, se há coisa que eu não tenho feito é variar nos meus posts, fazendo cada vez mais sugestões músicais (que gosto de fazer, isso não está em causa), ou, de vez em quando, fazendo sugestões cinematográficas. Acredito que hajam vários leitores aborrecidos por verem cada vez mais do mesmo, e não me agrada nada despertar esse tipo de sentimentos nos leitores.

- Em segundo lugar, temos a irregularidade na públicação e análise das sondagens. É preciso pensar num tema apelativo, e depois "dissecar" os resultados, coisa que ainda dá algum trabalho, e que faria com prazer se tivesse tempo para tal. Eu adoro dar voz aos leitores, mas não é facil fazê-lo quando muitos professores mandam-nos Trabalhos de Casa e novas datas de testes como se nós, alunos, não tivessemos uma vida para além da vida académica.


E aí está o grande motivo para esta balbúrdia. Testes, trabalhos de casa, trabalhos de grupo, projectos, apresentações e suas variedades e rodear-me a mim e aos meus colegas como uma alcateia de lobos esfomeados. Só falta uma semana para o fim do 2.º periodo, mas ainda temos um teste, um trabalho de grupo e um trabalho individual. E esta situação afecta tudo em redor, desde a oportunidade de sair de casa e espairecer à oportunidade de escrever neste blog. Daí não haver muita variedade nos meus posts e não haver organização sua públicação e análise de sondagens.
De qualquer das formas, peço, uma vez mais, desculpa aos leitores pelo sucedido.